terça-feira, 16 de setembro de 2008

Movimento nos Media

PME
Empresários querem pagar IVA com recibo


Para ver a Reportagem da SIC e a Entrevista a Sofia Santos, clique
aqui
As pequenas e médias empresas portuguesas têm cada vez mais problemas de tesouraria, porque os clientes demoram mais a pagar as facturas, mas o IVA tem de ser logo entregue às finanças. A situação é considerada injusta pelos pequenos e médios empresários e já levou à criação de um movimento cívico, que propõe que o IVA seja pago com o recibo e não quando a factura é emitida. A ideia não é nova, há mesmo uma directiva comunitária que prevê a entrega do IVA ao Estado apenas quando a empresa recebe o dinheiro do cliente.

Em Portugal, a directiva já é aplicada em dois casos específicos: no fornecimento de sócios de cooperativas agrícolas às próprias cooperativas e em serviços de construção civil em obras públicas.

SIC


Nos Jornais:

Público:
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1339746

Diário Económico:
http://diarioeconomico.com/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1156881.html

Diário Digital /
Lusa:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=13&id_news=103297

Rádio Renascença:
http://www.rr.pt/Imprimir.aspx?contentid=257397

1 comentário:

Unknown disse...

O pagamento do IVA só no recibo leva a uma menor arrecadação de receita por parte do estado tendo resistência por exemplo da AT.
Proponho uma medida intermédia, a dedução do IVA ser só com o recibo. Isto vai penalizar os incumpridores sendo pressionados a liquidar as dividas. O estado sai beneficiado pois ao não aceitar a dedução com a factura aumenta a receita até à liquidação da dívida. Penaliza-se o incumpridor ao contrário do que acontece agora em que o estado ainda o beneficia.